Poeta, boêmio inveterado e ferrenho defensor da Abolição da Escravatura, Olavo Bilac nos deu a inspiração que procurávamos para criar um espaço onde todos podéssemos, juntos, celebrar a vida.
Saiba, então, porque Bilac é do Brasil:
Os amantes da literatura certamente aplaudem a decisão de Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac, que abandonou os cursos de medicina e direito para se dedicar à poesia. Além de poeta, foi jornalista, crítico, inspetor da Instrução Pública e membro do Conselho Superior do Departamento Federal. Pertenceu a Escola Parnasiana Brasileira, sendo um dos seus principais representantes, ao lado de Alberto de Oliveira e Raimundo Correia. Para os seus mais fervorosos admiradores, Olavo Bilac nasceu mesmo predestinado à poesia, pois o seu nome completo é verso alexandrino (12 sílabas poéticas).
Membro-fundador da Academia Brasileira de Letras, ocupou a cadeira número 15 da entidade, cujo patrono é outro poeta: Gonçalves Dias. A sua preocupação em atingir a perfeição é refletida em alguns poemas, que possuem uma grande beleza pelo ritmo e sonoridade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário